Um ensinamento novo dado com autoridade. (Mc 1, 27b).
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 1, 21-28).
— Glória a vós, Senhor!
21 Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22 Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23 Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24 “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25 Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26 Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27 E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28 E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Essa narração sobre o ministério de Jesus fala a nós da sua forma única de agir. Jesus não era mais um conhecedor das Escrituras, alguém versado nos mandamentos ou nas inúmeras regras derivadas deles e encontradas ao longo da Bíblia. Jesus era diferente!
A grandeza do ministério de Cristo era visível nessa diferença. Ele não tomava o ensino como um trabalho, como uma ocupação profissional, ele vivia aquilo que ensinava às pessoas e isso lhe dava uma autoridade muito distinta e cativante.
É justamente essa autoridade, esse ser íntimo com o que Ele ensinava, que fazia com que fosse reconhecido pelos espíritos maus, a sua simples presença os fazia se sentirem ameaçados. Como se sentiram ameaçados, também, os poderosos daquele tempo. Como, muitas vezes, nós mesmos nos inquietamos com as palavras de Jesus, sempre verdadeiras elas nos desconcertam.
Nós, como pessoas chamadas a seguir Jesus Cristo, que o reconhecemos como Senhor e o assumimos em nossa vida desde o batismo, devemos buscar viver como Ele, para sermos dignos da Sua Promessa, a eternidade.
Assim, não nos basta apenas conhecermos as coisas do Alto, precisamos vivê-las. Nosso testemunho, muito mais que nossas palavras, devem ser sinal que faça as outras pessoas reconhecerem em nós a fé em Jesus Cristo. Nisso imitaremos a Cristo e alcançaremos Graça diante dEle.
Só assim o Céu nos será possível!
Muito bom 👏
ResponderExcluir