"Devo pregar também ali, foi para isso que eu vim" (Mc 1, 38b).
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 1, 29-39).
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 29 Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31 E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32 À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33 A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34 Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35 De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36 Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37 Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38 Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39 E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
O trecho de hoje nos fala de dois aspectos muito interessantes e importantes sobre o Reino do qual Jesus é o Messias, o amor e o anúncio. Marcos quer apresentar Jesus justamente como o Messias esperado e por isso encontramos tantas narrativas de sinais messiânicos, tantos feitos, como as curas realizadas.
Mas, as curas de Jesus não podem ser o centro de seu ministério, é justamente para que isso não ocorra que ele adverte aos apóstolos sobre dever ir a todo lugar e pregar. Jesus vai ao encontro de todos que precisam dele e os encontram a onde eles estão, em suas casa, nas ruas em que se acham, na sua vida. Isso é muito importante para compreendermos como é o verdadeiro Reino, ele não espera que o povo lhe vá encontrar, mas toma conta de todo canto onde o seu povo estiver.
Assim, o grande centro do ministério de Jesus é o anúncio da Boa-Nova, é apresentar esse Reino para todos, por isso “vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim” (Mc 1, 38).
Por outro lado, não se pode desprezar os sinais realizados por Jesus. E, aqui, encontramos a segunda mensagem de hoje, o amor. Jesus ensina sobre o amor do verdadeiro Rei, que é mandamento para se participar do Reino de Deus. Ele opera milagres por amor a estas pessoas e essas curas se tornam parte do seu anúncio e não apenas milagres em si mesmos.
Neste sentido, vemos a sogra de Pedro, que tão logo é tocada por esse amor verdadeiro - oferecido por Jesus gratuitamente ao ajudá-la a superar suas dores e sofrimentos - se levanta, com a ajuda de Cristo, e se coloca a distribuir desse amor recebido nas coisas simples que sabia fazer. A sogra de Pedro não serve a Jesus e os discípulos por ser mulher, ou submissa, ou por ter um papel marginal na sociedade, aqui ela serve no amor, pois naquele momento ela vê nesse ato singelo a possibilidade de agir como ministra de Jesus Cristo, dando a quem está ao seu redor um pouco do fruto que recebeu, AMOR.
Assim, todos nós somos convidados a viver ANUNCIANDO por todo canto, como ministros de Jesus, aquele AMOR que ele derramou primeiro sobre nós das mais diversas formas das que poderíamos testemunhar.
Só assim o Céu nos será possível!
Comentários
Postar um comentário