"Tocou nele e disse: 'Eu quero: fica curado!'" (Mc 1, 41b).
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 1, 40-45).
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 40 um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41 Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”. 42 No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43 Então Jesus o mandou logo embora, 44 falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45 Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
São dois os ensinamentos que Jesus nos dá hoje, um relacionado ao seu desejo de nos curar e outro relacionado a sua postura acolhedora para todos, sem nunca excluir ninguém.
A lepra era sinal de desgraça para a vida de uma pessoa, ela tirava muito mais do que a saúde, tirava a dignidade. A pessoa acometida da lepra devia viver longe de todos, às margens das cidades, acusando-se de impuro todo o tempo, impedido de conviver até mesmo com sua própria família. Aos judeus era proibido estar um leproso, isso tornava a pessoa igualmente impura, contaminada.
Jesus poderia apenas dizer ao leproso que ficasse curado daquela doença contagiosa, mas em sua compaixão para aquele humilhado ele o TOCA e CURA, dando ao mundo uma mensagem de acolhimento ao próximo, dizendo a todos que a dignidade daquela pessoa precisa ser respeitada e restaurada. Jesus acaba sendo rotulado de impuro, por ter tido contato com o leproso, mas isso não lhe impediu de agir em favor daquele homem.
Para nós a lepra é o pecado, aquilo que nos tira da nossa comunidade, que nos humilha, que nos marginaliza, nos afasta de Deus e dos irmãos. Jesus se importa muito mais conosco que com o nosso pecado, pois ele sempre está disposto para nos acolher, trazer de volta para o meio da comunidade, curar nossas feridas, perdoando-nos inteiramente.
Não importa o que tivermos feito, se olharmos para Cristo e nos pusermos abertos para a sua misericórdia, ele sempre nos dirá: "Eu quero: fica curado!" (Mc 1, 41b).
Que possamos aprender hoje, especialmente às portas do período quaresmal, que Jesus quer nos curar de nossas mazelas e nos restaurar a dignidade de filhos de Deus. Quer, também, nos ensinar que mais importante do que quer que fosse dito dele, por ter tocado o impuro, era o que ele poderia fazer por aquela pessoa.
Assim, todos nós somos convidados a nos arrepender de nossas faltas e a deixar Jesus nos TOCAR, nos CURAR. A partir do quê, devemos levar esse mesmo toque e acolhimento a todas as pessoas, num sincero imitar de Cristo.
Só assim o Céu nos será possível!
Comentários
Postar um comentário