“Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei” (Jo 2, 19).
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João (Jo 2, 13-25).
— Glória a vós, Senhor!
13 Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14 No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15 Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16 E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17 Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18 Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19 Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”.
20 Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?”
21 Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22 Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
23 Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24 Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25 e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
Estamos em uma caminhada rumo à Pascoa, a cada semana o texto se apresenta mais denso e profundo, sinalizando mais e mais o que viria a acontecer. Mesmo nesse tempo, Jesus consegue ensinar por meio de seu testemunho.
Ele nos convida a refletir sobre como temos praticado o nossa fé. Jesus vê o que se passa no templo e se consome a partir do sincero amor que possui por Deus. Como vivemos nosso cristianismo? Servimos a Deus por um amor fiel e sincero ou para esconder, justificando conveniências e regalias que nada têm a ver com Ele?
Jesus apresenta o Novo Templo e a verdadeira postura para aquele que crê. Nada mais de animais sacrificados a Deus, nada mais de material é importante ou tem espaço no culto, Jesus é o sacrifício pleno e o Templo definitivo. O amor de Jesus pela humanidade e por Deus é o mesmo amor que nós somos chamados a ter. Chamados, também, a um serviço amoroso para com nosso Senhor e não uma troca de benefícios ou uma falsa fé, de conveniências, de oportunidades, de status.
Perante esse amor arrebatador, o homem não pode ficar indiferente. Temos que tomar uma atitude. Jesus nos convida à purificação das nossas atitudes. Que possamos aproveitar o tempo quaresmal para responder adequadamente a esse amor que de graça recebemos.
Só assim o Céu nos será possível!
Comentários
Postar um comentário