Pular para o conteúdo principal

“O zelo por tua casa me consumirá” (Jo 2, 17b)

“Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei” (Jo 2, 19).


3º Domingo da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João (Jo 2, 13-25).
— Glória a vós, Senhor!

13 Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14 No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15 Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16 E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17 Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18 Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19 Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”.

20 Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?”

21 Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22 Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

23 Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24 Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25 e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Estamos em uma caminhada rumo à Pascoa, a cada semana o texto se apresenta mais denso e profundo, sinalizando mais e mais o que viria a acontecer. Mesmo nesse tempo, Jesus consegue ensinar por meio de seu testemunho.

Ele nos convida a refletir sobre como temos praticado o nossa fé. Jesus vê o que se passa no templo e se consome a partir do sincero amor que possui por Deus. Como vivemos nosso cristianismo? Servimos a Deus por um amor fiel e sincero ou para esconder, justificando conveniências e regalias que nada têm a ver com Ele? 

Jesus apresenta o Novo Templo e a verdadeira postura para aquele que crê. Nada mais de animais sacrificados a Deus, nada mais de material é importante ou tem espaço no culto, Jesus é o sacrifício pleno e o Templo definitivo. O amor de Jesus pela humanidade e por Deus é o mesmo amor que nós somos chamados a ter. Chamados, também, a um serviço amoroso para com nosso Senhor e não uma troca de benefícios ou uma falsa fé, de conveniências, de oportunidades, de status.

Perante esse amor arrebatador, o homem não pode ficar indiferente. Temos que tomar uma atitude. Jesus nos convida à purificação das nossas atitudes. Que possamos aproveitar o tempo quaresmal para responder adequadamente a esse amor que de graça recebemos.

Só assim o Céu nos será possível!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Vinde Ver" (Jo 1, 39a)

Jesus disse: "Vinde Ver". (Jo 1, 39a). 2º Domingo do Tempo Comum — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós! — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João  (Jo 1,35-42) . — Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, 35 João estava de novo com dois de seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37 Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38 Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39 Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41 Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer: Cristo). 42 Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Si...

"Um ensinamento novo" (Mc 1, 27b)

   Um ensinamento novo dado com autoridade . (Mc 1, 27b). 4º Domingo do Tempo Comum — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós! — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos  (Mc 1, 21-28) . — Glória a vós, Senhor! 21 Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22 Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23 Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24 “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25 Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26 Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27 E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28 E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a p...